Caros Colegas, caros associados,
É com enorme honra que assumi no passado dia 12 de janeiro de 2022, a Presidência da União de Associações do Comércio e Serviços de Lisboa, que celebra este ano 152 anos de existência, em conjunto com mais 17 empresários do comércio, mas acima de tudo, com o peso da responsabilidade de representar os milhares de empresários que desenvolvem a sua atividade na cidade de Lisboa.
Num momento tão crítico como este, após dois anos de pandemia, os enormes desafios que se apresentam são o estímulo e só aumentam a nossa vontade e desejo de trabalhar pelo setor.
As nossas cidades, tais como as conhecemos hoje em dia, são um grande feito e uma das maiores conceções da humanidade. Ao surgirem com base nos entrepostos comerciais, locais de encontro de pessoas, de troca de bens e produtos, de animação, cultura, serviços, atraiu as populações ao longo do tempo para essa forte atividade em desenvolvimento.
A evolução das cidades foi notável e os desafios que a elas se colocam e ao nosso Comércio são extraordinários. Somos consumidores cada vez mais exigentes e mais conhecedores e temos uma população jovem altamente tecnológica que procura o que é novo e diferente, e que se preocupa com as questões ambientais, mas por outro lado, temos também uma população cada vez mais envelhecida. O número de cidadãos acima dos 50 cresce todos os dias, tornando-se uma percentagem muito significativa dos consumidores e dos habitantes das nossas cidades no futuro com realidades que colocam uma forte pressão em termos ambientais, de mobilidade, de lazer, de espaço público, de habitação e de novas ofertas ao consumidor.
Fazendo com que as cidades concorram hoje na captação de pessoas e capitais umas com as outras, e só as que procederem às transformações e alterações de paradigma com maior rapidez, eficácia e assertividade conseguirão afirmar-se como as cidades de futuro.
E é nesta aposta que a Direção está empenhada: ajudar Lisboa a ser uma das cidades do futuro, deixando a marca de um dos setores mais fortes da economia das cidades, o Comércio.
O pequeno comércio, ou como gosto de designar o Comércio de Proximidade, que a nossa estrutura representa, é assente na sua maioria por micro e pequenas empresas, maioritariamente de cariz familiar, mas cuja gestão se tem vindo a transformar numa gestão profissional fruto muito das novas gerações, com elevados graus de formação que hoje abraçam este setor, como um setor de novas oportunidades, de muitos desafios e onde existe a possibilidade de conciliar a dimensão das novas tecnologias com o tradicional e com os antigos ofícios e saberes.
As repercussões da pandemia no Comércio da Cidade foram e continuam a ser devastadoras, com o encerramento de inúmeras empresas do setor, e dentro destas com a perda de muitas lojas históricas, que foram ícones da nossa cidade e o símbolo da sua identidade, mas será também a própria pandemia impulsionadora de inúmeras transformações e oportunidades para as empresas.
O nosso Comércio tem aqui a oportunidade de um novo fôlego pela proximidade, pela conveniência, pela diferenciação e pelo conhecimento individual dos consumidores.
A aposta na digitalização do nosso Comércio, o reforço na aposta de formação quer de empresários e colaboradores, a exigência perante o Poder central e o Poder local de uma estratégia para o setor do Comércio serão um dos eixos de atuação fundamentais da nossa instituição.
serão temas que irão marcar a nossa atuação e a nossa ação, pois são os que mais afetam os nossos associados. Mas também as preocupações com a segurança da nossa cidade, isto é, o policiamento com a requalificação do espaço público, com o estacionamento e a implementação de ciclovias e cortes de trânsito, dos licenciamentos, das obras que afetam os acessos às nossas empresas, bem como a realização de eventos que sejam mobilizadores e sejam marcantes nos diferentes bairros comerciais da Cidade, o Programa Lojas com História
Para estes desafios contamos com cada um de vós, com as vossas ideias e sugestões, com a experiência que cada um de vós tem e que é fundamental para o sucesso da nossa instituição.
Bem hajam.