A origem da UACS remonta à fundação da Casa dos Vinte e Quatro
Criada a 16 de dezembro de 1383, por D. João, Mestre de Avis e Regedor e Defensor do Reino (futuro Rei D. João I), com o objetivo de permitir que os mesteirais participassem no governo da cidade. A sua criação vem no seguimento do apoio dos artífices a D. João na Crise de 1383-1385.
A Casa dos Vinte e Quatro funcionava como uma assembleia municipal com poder deliberativo, ou seja, todas as medidas municipais antes de serem postas em prática tinham que ser votadas e aprovadas por maioria. Era composta por dois representantes de cada um dos 12 grémios ou corporações de ofícios da cidade (conhecidas por “bandeiras”), os quais eram coletivamente conhecidos pelos “Vinte e Quatro”. Cada bandeira era designada pelo respetivo santo padroeiro e incluía um ofício de cabeça, bem como outros ofícios anexos.
As reuniões dos Vinte e Quatro realizavam-se inicialmente na Igreja de S. Domingos. Os Vinte e Quatro elegiam um juiz do povo (que presidia à Casa), juízes de paz, procuradores e outros magistrados.
Na sequência da implantação do regime liberal em Portugal, as Casas dos Vinte e Quatro, e após 451 anos de vida activa, foram extintas pelo Decreto de 7 de maio de 1834, no reinado de D. Pedro V.
A fundação da Associação de Lojistas de Lisboa, teve lugar em 1 de Abril de 1870, dando continuidade à antiga Casa dos Vinte e Quatro.
Em 1940 passa a União de Grémios de Lojistas de Lisboa, em 1975 a União das Associações de Comerciantes do Distrito de Lisboa – UACDL, assumindo desde 2001, a actual designação – União de Associações do Comércio e Serviços – UACS, uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos e de utilidade pública.
Desde a sua fundação, que tem como objetivo apoiar e defender os empresários do sector do comércio e serviços nas questões relacionadas com o arrendamento, com a legislação laboral e respetivo contrato coletivo de trabalho, os impostos, as taxas municipais e demais assuntos relacionados com o desenvolvimento da atividade.
Para tal está presente em representação do sector em diversas entidades:
- Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (onde se encontra filiada)
- Associação de Turismo de Lisboa (membro fundador)
- Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo (membro fundador)
- Lisbon Cruise Club (membro fundador)
- Escola de Comércio de Lisboa
- ERTLisboa – Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa
- Conselho Consultivo do Programa Lojas com História
- Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Regional (em representação da CCP)
- Conselho Municipal de Segurança
Cento e cinquenta e quatro anos a defender o Comércio da Cidade de Lisboa e a servir os empresários.