
A União de Associações do Comércio e Serviços – UACS – é uma instituição centenária criada a 1 de Abril de 1870 e que remonta a sua origem primária à Casa dos Vinte e Quatro, criada no reinado de D. João I.
Ao longo dos tempos foi sofrendo diversas reestruturações sendo as mais importantes a constituição dos comerciantes em grémios de lojistas, e após 1975 a sua transformação em Associação de Comerciantes do Distrito de Lisboa.
Hoje é uma estrutura que engloba 12 Associações integradas pelas diversas áreas de actividade e cujo âmbito territorial compreende a área da grande Lisboa.
Ao longo de toda a sua história a UACS empenhou-se na defesa intransigente dos empresários que representa, micro e pequenas empresas, desenvolvendo essa actividade de uma forma apartidária mas sempre num estreitamento relacional com o poder político, em particular os diversos Governos em funções.
Paralelamente a UACS desenvolve um conjunto de iniciativas que visam promover o comércio de Lisboa, atraindo o grande público para a nossa cidade através dos mais diversos eventos.
No dia 6 de Maio, às 19horas, irá ter lugar o jantar do Comércio no Feminino, no restaurante D´Bacalhau onde para além de se celebrar o Comércio e homenagear as suas empresárias, onde algumas mulheres de referência da nossa sociedade irão falar da posição que a mulher empresária ocupa hoje na nossa sociedade.
Será um jantar que reverterá totalmente a favor de uma instituição da nossa cidade. Este ano decidimos apoiar a Fundação A LIGA. A Fundação LIGA, publicamente constituída a dois de Março de 2004 por personalidades de diversos sectores da sociedade portuguesa, surge na continuidade das associações fundadoras, a LPDM Centro de Recursos Sociais (1994) e a Liga Portuguesa dos Deficientes Motores (1954), a primeira resposta neste domínio, organizada pela sociedade civil. Sobre a matriz dos valores morais e éticos da cultura fundacional, a Organização atualiza o discurso e a ação segundo os conceitos da Funcionalidade Humana e do Design e Sociedade e assume como conceito chave, o da Habilitação.
Seria uma honra poder contar com a sua presença neste importante evento de valorização e reconhecimento da posição da Mulher no mercado actual.
