
Realizou-se no dia 6 de Fevereiro, na UACS – União de Associações do Comércio e Serviços (Rua Castilho, nº 14, Lisboa), a iniciativa “Comércio Seguro”, promovida pelo Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, em parceria com a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERTL).
O objetivo? Reforçar a segurança no comércio e no turismo.
A abertura do evento foi feita pela Presidente da Entidade de Turismo da região de Lisboa, Carla Salsinha.
De seguida o subintendente Iuri Rodrigues, destacou os principais cuidados de segurança que os comerciantes devem ter, que podem ser consultados no site comércio seguro, e apresentou estatísticas sobre a criminalidade em diversas localidades da região de Lisboa. Os dados revelaram que, apesar da percepção de maior insegurança, isso não se reflete nas estatísticas oficiais.
Seguiu-se a intervenção do subintendente Bruno Alves, que abordou o papel da Esquadra de Turismo da PSP. Esta unidade tem como principais missões o atendimento a turistas vítimas de crime, a prevenção da criminalidade em zonas turísticas e o apoio dos turistas vitimas de crime, por exemplo, na facilitação de contactos com Consulados e Embaixadas.
Num momento de interação, operadores hoteleiros e comerciantes tiveram oportunidade de colocar questões, trocar experiências e sugerir medidas para reforçar a segurança no comércio e no turismo da cidade.
O encerramento ficou a cargo da presidente da ERTL, Carla Salsinha, que, em resposta às sugestões apresentadas, comprometeu-se a criar uma Comissão de segurança. Além disso, anunciou a cedência de três viaturas da ERTL à Esquadra de Turismo da PSP.
Por fim, o superintendente Pedro Sousa encerrou o evento, destacando a sua importância e o impacto positivo da iniciativa.






