155 Anos UACS

Publicado em 

Hoje a União de Associações do Comércio e Serviços celebra os seus 155 anos de existência.

Fundada a 1 de abril de 1870, com o objetivo de se constituir como uma ordem em defesa dos artesãos e comerciantes viria ao longo da sua existência de sofrer múltiplas alterações estatutárias, até ao seu formato de hoje, em que para além de associações representativas de determinadas atividades do Comércio, começa a congregar associações de Bairro fruto das necessidades e das alterações do sector nos nossos dias.

Desempenhou ao longo da sua vida um papel fundamental na defesa do sector, dos empresários e contribuindo desde a sua constituição, pois as ordens profissionais participavam ativamente para a gestão da cidade de Lisboa através dos seus representantes, para um determinante papel em momentos históricos que marcaram a Cidade, o País, o Mundo.

Sucederam-se 2 Guerras Mundiais, quatro intervenções na nossa economia, uma delas recentemente com um impacto fortíssimo na nossa economia, a Troika, sucessivas crises económicas e políticas, com a queda de diversos governos e a assunção de funções de novos com visões, medidas e estratégias totalmente distintas, mas que nunca desviaram o nosso objetivo ou caminho, que foi lutar pelo sector.

Atravessamos o 25 de Abril, momento de enorme sensibilidade, mas que sempre se entendeu que a nossa estrutura não só defende intransigentemente os seus empresários como também sempre teve um preocupação por aqueles que ajudaram e ajudam diariamente ao nosso sucesso, os nossos colaboradores, o que fez de nós uma estrutura que sempre valorizou e defendeu os princípios da Democracia.

Atravessamos momentos difíceis na cidade, o Terramoto de 1755, o incêndio do Chiado em 1998, e o mais desafiador de todos a pandemia Covid 19 que parou a cidade, as empresa durante quase um ano e cujas repercussões e alterações sociais e económicas ainda hoje se refletem.

Foi a impulsionadora e mentora da Escola do Comércio, do Centro de Arbitragem de Conflitos do Consumo, organismos que ajudam um a formar os nossos futuros colaboradores e empresários e outro que visa a conciliação entre empresas e consumidores fora dos tribunais judiciais.

Fomos os promotores das Iluminações de Natal em 1969 e os mentores ao colocar o desafio ao então executivo da Camara Municipal de Lisboa do programa Lojas com História.

É indiscutivelmente uma História que a todos nos enche de orgulho, mas a qual só pode ser contada e vivida porque ao longo destes cento e cinquenta e cinco anos, centenas de dirigentes, empresários ou no termo original lojistas, que de uma forma abnegada deram o seu esforço e contributo em prol de uma classe sem nada pedir em troca, apenas o querer ter esses fundamental papel de participação ativa na sociedade. A todos o nosso muito obrigado.

Aos nossos colaboradores que foram centenas ao longo deste mais de um século e meio se dedicaram a esta Casa.

Mas fundamentalmente aos nossos empresários, aos nossos lojistas, pela enorme capacidade de superação, de resiliência, de constante adaptação e alteração ás alterações e exigências do consumidor e do Mercado, de diariamente lutarem pela nossa Cidade e de diariamente fazerem da nossa Cidade, dos nossos bairros, o melhor sitio para se viver, se trabalhar se investir.

Bem Hajam
Carla Salsinha
Presidente da Direcção | UACS

Garanta a recepção de informações da UACS sobre: Actualização jurídica, económica e fiscal, incentivos e financiamentos para empresas, formações para adultos empregados e desempregados, noticias sobre eventos e sessões de esclarecimento, outros temas de interesse para a actividade das empresas e dos empresários.
Receba as nossas notícias comodamente na sua caixa de e-mail. Subscreva a nossa newsletter.
Todos os direitos reservados - © 2025 UACS