Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Notícias e Eventos

Notícias

Rainha Isabel II de Inglaterra - recordamos as duas vezes que visitou Portugal

12 setembro 2022

Dia 8 de Setembro de 2022 ficará para a história com o anúncio da morte da Rainha Isabel II de Inglaterra, a monarca com um dos reinados mais longos de sempre da monarquia mundial (1952-2022).

Do seu longo percurso recordamos as duas vezes que visitou Portugal. A primeira, em 1957, a convite do então Presidente da República Portuguesa, general Francisco Craveiro Lopes e que entre a comitiva de receção no Cais das Colunas, se encontrava o nosso atual Presidente Marcelo Rebelo de Sousa então criança. Isabel II volta a Portugal em 1985, num sinal de apoio à jovem democracia portuguesa nas vésperas da adesão de Portugal à CE.

Em ambas as visitas, as ruas de Lisboa engalanaram-se para receber a monarca e em 1957, a RTP que ainda não tinha emissões regulares, organizou a sua primeira grande operação televisiva para acompanhar a visita da monarca inglesa ao nosso país.

Curiosamente, o Jubileu de Platina de Isabel II - aos seus 70 anos de reinado - coincidiu com o 650.º aniversário da mais antiga aliança diplomática do mundo, entre Portugal e o Reino Unido, que perdura até à atualidade.

Facebook Linkedin Twitter Pinterest